Alimentos saúdaveis para dieta
- Maçã
- A maçã é a primeira da lista dos alimentos saudáveis, pois é rica em fibras, vitamina C e numerosos antioxidante
-
- Banana
- Bananas estão entre as melhores fontes mundiais de potássio. Eles também são ricos em vitamina B6 e fibras. Bananas são ridiculamente convenientes e portáteis. É uma da lista de alimentos saudáveis indispensáveis
- Laranja
- Laranjas são bem conhecidos por conterem vitamina C. Elas também são ricas em fibras, antioxidantes e tem um sabor incrível.
- Morango
- Morangos são altamente nutritivos, e contém baixas calorias e carboidratos. Eles estão cheios de vitamina C, fibras e manganês, e estão, sem dúvida, entre as mais deliciosas comidas existentes e não poderia faltar na lista de alimentos saudáveis.
Alimentos não saúdaveis
- Salgadinhos de pacote
- Salgadinhos de pacote geralmente são ricos em gorduras do tipo vegetal hidrogenada (gordura trans). Embora seja feita a partir de óleos vegetais, a gordura trans é tão ou mais prejudicial à saúde que as gorduras saturadas. Também contém muito sódio, o que os torna mais palatáveis e atrativos
- Bolacha recheada
- Bolachas doces ou recheadas são ricas em açúcar simples. O açúcar é utilizado para adoçar e preservar alimentos e bebidas industrializados (processados e ultraprocessados), mas não é necessário ao organismo humano, pois a energia que fornece pode ser facilmente adquirida pelos grupos de alimentos fonte de carboidratos complexos (amidos).
- Refrigerante
- São bebidas industrializadas adoçadas que possuem quantidades elevadas de açúcar e baixo teor de nutrientes importantes para a manutenção da saúde. O consumo excessivo de refrigerante aumenta o risco de doenças como obesidade, hipertensão arterial, diabetes e doenças do coração.
- Macarrão instantâneo
- Conferindo o rótulo de um Miojo de 85g, encontramos mais de 30 ingredientes, a maioria deles aditivos químicos. “Costumo dizer que se um produto tem muitos nomes estranhos que não reconhecemos quando lemos, não pode ser considerado um alimento. Então é preciso evitar o consumo excessivo desse tipo de produto e valorizar a comida de verdade, em que reconhecemos os alimentos e ingredientes. Vamos descascar mais e desempacotar menos”, instrui a nutricionista Lívia Bacharini.